Acesse Rápido

Publicado em 31/05/2010 por Administrator

Sobre os Serviços de Referência

Ao longo de sua história, o Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Pernambuco, acumulou conhecimento e experiência tornando-se referência nacional em controle de culicídeos vetores (mosquitos transmissores de doenças), filarioses e peste para o Ministério da Saúde. A experiência adquirida nas áreas de doença de Chagas, esquistossomose e leishmaniose fez com que a instituição se tornasse referência regional para o Ministério da Saúde nas três endemias. Elas foram as primeiras doenças, junto com a peste e a filariose, a serem estudadas pela instituição ainda na década de 1950 e 1960.

 

Os serviços de referência atuam na formação de profissionais do serviço público de saúde, ministrando cursos sobre técnicas de diagnóstico e de controle de doenças e dos vetores, realizando diagnóstico complexo e específico dos agravos e utilizando, quando necessário, técnicas de biologia molecular. Também realizam o diagnóstico diferencial de doenças, elaboram produtos e prestam consultoria para as secretarias municipais e estaduais de saúde.

sr_filariose

 

Para tirar a dúvida de diagnósticos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo, as secretarias solicitam exames específicos ao CPqAM/Fiocruz, onde se confirma ou afasta a informação dos médicos. Por isso, não consiste numa atividade de demanda direta do público, mas de casos específicos, encaminhados pelos serviços de saúde.

 

Atualmente, a Fiocruz Pernambuco é parceira das prefeituras do Recife, de Olinda e de Jaboatão na implantação e monitoramento do programa de controle da filariose naquelas cidades, já que a doença é endêmica em Pernambuco. A instituição também coordena a implantação de um sistema de monitoramento do vetor da dengue em municípios de Pernambuco, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, e atua na vigilância da peste no Brasil, com aval da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

lab_esquistossomose

 

No caso da esquistossomose, a instituição também mantém o acompanhamento de epidemias, com o objetivo de orientar as autoridades sanitárias a controlarem o problema, a exemplo do surgimento de casos da doença em Porto de Galinhas, no litoral Sul de Pernambuco, quando a equipe do CPqAM ajudou, em 2002, a debelar o surto na área.  Saiba mais sobre as atividades de cada serviço de referência da Fiocruz Pernambuco:

Coordenação

Claúdia Fontes

Telefone: 55 81 2101-2646

Fax: 55 81 2101-2516

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

sinema izle film izle swefilm Putlocker

canlı bahisbahis siteleri