Acesse Rápido

Publicado em 26/05/2010 por Bruna Cruz

Leishmaniose

sr_leishmanioseO Serviço de Referência em Leishmanioses (SRL) foi credenciado em novembro de 2004 pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para atuar na Região Nordeste, sendo responsável pelo diagnóstico laboratorial de maior complexidade, que consiste no diagnóstico parasitológico molecular, utilizando técnica de PCR (Reação em Cadeia da Polimerase, do inglês Polymerase Chain Reaction ), isolamento do parasito para identificação de espécie, Reação Intradérmica de Montenegro. O SRL também realiza a pesquisa de novos vetores e reservatórios, além de capacitação de recursos humanos para o diagnóstico da enfermidade.

A atividade é feita para atender os hospitais de referência em leishmanioses de Pernambuco: Instituto Materno Infantil Professor Antônio Figueira (Imip), Hospital Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco (HUOC/UPE), Hospital Barão de Lucena e Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC/UFPE). O serviço também atende a demanda de outros estados do Nordeste, em conjunto com o Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz (CPqGM), a Fiocruz em Salvador, Bahia.

Atividades

  • Realiza diagnóstico parasitológico molecular, utilizando a técnica de PCR;
  • Isola o parasito para tipagem
  • Capacita equipes municipais e/ou estaduais para o diagnóstico parasitológico e sorológico,
  • Captura e identifica hospedeiros, reservatórios silvestres e domésticos de Leishmania, e captura e identificação de flebotomíneos.
Para desenvolver suas atividades, esses serviços contam com um ambulatório para coleta de amostras, Laboratório de Imunoparasitologia do Departamento de Imunologia, sala de identificação de flebotomíneos e Biotério de nível de biossegurança animal 3 (NA3) da Fiocruz Pernambuco, que dispõem de toda infra-estrutura necessária para realização dos procedimentos, além de uma equipe composta por profissionais especializados no diagnóstico dessas doenças.

Contato

Coordenação do Serviço de Referência em Leishmanioses
Sinval Pinto Brandão Filho (Farmacêutico, PhD em Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro)

Telefone: 55 81 2101-2562

Fax: 55 81 2101-2640

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Mariobet nasil

bahis

hint filmi izlehep yek 2 izletüvtürk randevu