Publicado em 17/04/2013 por Tibério augusto

Educação a Distância

 

De acordo com o Decreto 5.622, de 19.12.2005, a Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. A Fiocruz Pernambuco está começando a investir nesta modalidade, coordenando turmas em parceria com outras instituições.

A primeira experiência neste sentido foi a participação no “Curso Nacional de Qualificação de Gestores do Sistema Único de Saúde”, promovido pelo Ministério da Saúde, sob a coordenação nacional da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), onde Fiocruz Pernambuco foi responsável pelas turmas do estado de Pernambuco. Esse curso tem quatro unidades de aprendizagem, com duração de seis meses, num total de 180 horas. As unidades são: políticas públicas e promoção da saúde; organização e funcionamento do SUS com equidade, integralidade, participação e controle social; aplicação de sistemas e ferramentas para uma gestão eficaz e eficiente dos serviços e sistemas de saúde; e a gestão do cuidado: qualidade, integralidade e humanização. Participam do curso profissionais de nível médio e superior que desempenham funções estratégicas na gestão dos serviços e sistemas públicos de saúde, indicados por suas chefias nas secretarias municipais e estadual de saúde.

A segunda experiência da Fiocruz Pernambuco em um curso na modalidade EaD foi servir como pólo de apoio presencial para a região Nordeste do curso de “Geo-processamento em Saúde”, promovido pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás (UFGO).

Ambas as iniciativas estão contribuindo para que, futuramente, a instituição esteja habilitada a oferecer seus próprios cursos à distância.

sinema izle film izle swefilm Putlocker

canlı bahisbahis siteleri