Acesse Rápido

Publicado em 26/05/2010 por Administrator

Peste

sr_pesteO Serviço de Referência em Peste (SRP) do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM), unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco, teve origem no Plano Piloto de Peste, criado em 1966 na cidade de Exu, no Sertão do estado, pela ação conjunta do IAM, com o então Departamento Nacional de Endemias Rurais (DNERu), o Instituto Nacional de Endemias Rurais (INERu) e a Organização Pan-Americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS).

Em 2002, o Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), visando aprimorar o sistema de vigilância laboratorial e epidemiológica da peste habilitou o CPqAM como referência nacional em peste, com competências definidas por meio de Portaria Ministerial.
 
O SRP está integrado ao Departamento de Microbiologia da Fiocruz Pernambuco. A manipulação do bacilo da peste (Yersinia pestis), classificado como organismo patogênico da classe de risco 3, é realizada no Laboratório de Nível de Biossegurança 3 (NB 3) da instituição, que faz parte da Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Pública.
 
Atividades
    • Assessoramento aos programas de controle da peste municipais, estaduais e federal, através de supervisão das atividades de campo e de laboratório e treinamento de recursos humanos em atividades de campo e laboratório.

    • Produção de insumos para diagnóstico da peste: antígeno F1, anti-soro anti-F1, conjugado fluorescente, hemácias de carneiro sensibilizadas com a F1 (GV/F1), bacteriófago antipestoso.

    • Fornecimento de insumos (antígeno F1, anti-soro anti-F1, GV/F1, bacteriófago antipestoso) aos laboratórios credenciados pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS): Lacens dos estados da PB, PE, AL, RN, CE, BA, MG e RJ para diagnóstico de peste.

    • Controle de qualidade dos exames realizados nos laboratórios credenciados pela SVS/MS para o diagnóstico da peste.

    • Diagnóstico bacteriológico, sorológico e molecular da peste em eventos de importância epidemiológica de peste.

    • Elaboração de normas técnicas (Manual dos Procedimentos Operacionais Padrão) para a vigilância e diagnóstico da peste.

    • Liberação dos resultados das análises realizadas aos solicitantes e MS quando indicado.

    • Divulgação dos resultados obtidos nas atividades dos SRP em revistas especializadas e eventos científicos.

    • Manter a coleção de culturas de Yersinia pestis (Fiocruz CYP) de forma que garanta a segurança, qualidade, acessibilidade, longevidade e interoperabilidade dos dados da coleção, com o objetivo de subsidiar atividades de ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação, divulgação científica além de conservação ex situ.

 

 

Contato

Coordenação do Serviço de Referência em Peste

Alzira de Almeida (Pesquisador em Saúde Pública – PhD em Microbiologia)

Telefones: 55 81 2101-2634

Fax: 55 81 2101- 2647

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Mariobet nasil

bahis

hint filmi izlehep yek 2 izletüvtürk randevu