Publicado em 04/12/2017 por Fabíola

André Furtado é homenageado pelos seus 80 anos de vida

 

Convite André FurtadoA comunidade do Instituto Aggeu Magalhães (IAM) irá homenagear, no próximo dia 05 de dezembro, um dos seus mais importantes e prestigiados cientistas: André Furtado. Integrando o quadro de trabalhadores da instituição desde 1986, Furtado vem construindo ao longo da sua produtiva carreira um trabalho de qualidade científica inquestionável, reconhecido em âmbito internacional. Reconhecimento este expresso em prêmios como o título de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, concedido pela Presidência da República, em 2008 e o de Cientista Internacional do Ano 2003, dado pelo Centro Biográfico Internacional de Cambridge (Inglaterra).

A iniciativa da homenagem partiu dos seus colegas de trabalho no Departamento de Entomologia e da Direção do IAM, que viram na chegada dos seus 80 anos uma oportunidade de agradecer ao cientista a dedicação e empenho com os quais sempre atuou na instituição. André, além de pesquisador também ocupou, por sete anos, a direção do Instituto (1987 a 1993).

O evento – que acontece no auditório do IAM -  terá início com a palestra do ex-ministro da ciência e tecnologia e professor emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Sérgio Rezende, que vai falar sobre a “Evolução da ciência no Brasil”. Em seguida, a pesquisadora Leda Régis, que trabalhou com Furtado no Departamento de Entomologia, falará da carreira científica do homenageado. A programação terá sequência com a apresentação do Coral Vozes da Fiocruz, homenagem e um coquetel de encerramento.

Natural do Ceará, André Freire Furtado é graduado em história natural pela Universidade Católica de Pernambuco e tem dois títulos de doutorado obtidos na França: biologia da reprodução, na Faculdade de Ciências - Sorbonne e biologia animal, na Universidade Pierre e Marie Curie. Tem experiência na área de fisiologia de insetos e parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de vetores (Aedes aegypti, Aedes albopictus, Culex quinquefasciatus, Triatomíneos), filariose bancroftiana e dengue. Publicou mais de 65 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, além de ter orientado mais de cem estudantes de graduação e de pós-graduação.

sinema izle film izle swefilm Putlocker

swesubs